Igreja Presbiteriana de Cidade Ademar

A música e sua influência na formação das crianças 

A publicação da Saf em Revista desse último trimestre traz um artigo de Lucy Marly de Souza sobre a importância da música na educação dos filhos. Destaco alguns pontos que considero importante para a reflexão dos pais da IPCA e daqueles que se dedicam ao ministério musical e infantil em nossa igreja.

A música faz parte do nosso ser. Infelizmente, porém, a maioria deixa de ter acesso à boa música nos primeiros anos de vida, o que seria fundamental para seu desenvolvimento musical. Muitos estudos sobre a inteligência humana defendem que a música é um elemento importante para a aprendizagem, de uma forma geral, de matemática, literatura e ciências. Toda criança pode estudar música. Muitos pais não se preocupam em encaminhar seus filhos para o estudo formal de música, talvez porque ninguém há na família que seja músico. Contudo, o constante estímulo musical facilitará o desenvolvimento da criança, o que pode ser buscado por pais dispostos. No estudo de qualquer instrumento musical os filhos aprenderão o valor da disciplina e da persistência.

Cuidado com os cânticos infantis. O cuidado com o que se ouve e canta é muito importante, pois nos dias de hoje a mídia oferece uma série de opções, sem qualquer filtro, seja de qualidade musical adequada à voz da criança, ou qualidade moral e, principalmente para nós cristãos, doutrinária. Essas mensagens nada edificantes estão nos lábios das crianças, sem qualquer contribuição para seu crescimento intelectual, emocional e espiritual. Cabe aos pais analisar com sabedoria os conteúdos das letras e objetivos dos cânticos sendo muito criteriosos exigentes, pois nosso Deus é zeloso e não admite doutrinas falsas, principalmente as que poderão fazer um pequenino tropeçar.

Coro infantil – prática saudável para nossas crianças. O coro infantil é um importante meio de louvar a Deus em grupo. Ele trabalha a sensibilidade da criança, tanto afetiva quanto musical, assim como desenvolve a capacidade de concentração, raciocínio lógico e a memória.  Permite à criança trabalhar em grupo e desenvolver hábitos comportamentais saudáveis. Hábitos estes que hoje estão em falta na sociedade (que “permite tudo”) tais como ordem, disciplina, organização e respeito pelo próximo. Os coros infantis, dentro de nossas igrejas podem e devem cultivar o perfeito louvor das crianças, porém os regentes precisam ser muito criteriosos e cautelosos em relação ao que ensinar.

A música deve funcionar como recurso didático. Ela prepara o coração para os momentos de oração, de agradecimento, de missões, da fixação da lição bíblica e outras atividades. A música é um importante recurso na aprendizagem geral da criança, bem como para a sua formação espiritual. Convém que a criança entenda o que está cantando. O conteúdo dos cânticos é fundamental, pois ficará gravado em sua mente e em seu coração por toda a vida.

Todo o ser que respira LOUVE AO SENHOR, Aleluia!

Rev. Abidias F. Teixeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *